As estratégias mais simples e eficazes de marketing


Como responsável por uma pequena empresa, você está constantemente à procura de novas maneiras de atrair e reter clientes.  Mas, para isso acontecer é preciso, antes de mais nada, de um serviço de qualidade. Óbvio. Caso contrário, esse ciclo – atrair e reter – se quebra. Então se você ainda não confia o suficiente no seu serviço/produto nem pense em investir em estratégias de atração de cliente. Foque em satisfazer aqueles poucos que ainda restam! 
Mas, se você confia em seu potencial e sabe que pode atender em maior demanda, aqui estão algumas dicas que irão te auxiliar: 

  • 1. OBJETIVO DO MARKETING

Antes de mais nada defina a decisão física que você quer que seu cliente em potencial tome, como clicar num site, visitar a sua loja, recortar um cupom, ligar para um número, fazer test drive...

  • 2. COMO VOCÊ VAI ATINGIR ESSE OBJETIVO

Sua vantagem competitiva e seus benefícios.

  • 3. SEU MERCADO(S)-ALVO(S)

Pra quem você quer vender ou falar. Quem são eles: características  desejos, onde estão, hábitos…

  • 4. AS ARMAS DE MARKETING QUE VOCÊ IRÁ USAR

Olha para o seu mercado-alvo. Agora pense onde (rua, ponto de ônibus, trabalho) e quando (almoço, lanche, antes do trabalho, em casa, no carro) você poderia falar com eles. Agora junte tudo e pense como atingi-los

  • 5. SEU NICHO, SUA POSIÇÃO E O QUE VOCÊ REPRESENTA

Quando este cliente visualiza o seu negócio, o que ele deve pensar? Que você tem preço bom? Entende do assunto mais que ninguém? É honesto?

  • 6. A IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO

Como direcionar o marketing, se você não está focado em sua identidade?

  • 7. SEU ORÇAMENTO

Que deve ser expresso como um percentual de receita bruta ou apenas o budget (quantia de dinheiro disponível) para um determinado tempo.


EmoticonEmoticon